::   R E D E  .  R U R A L  .  D E  .  T E L E C E N T R O S  .  C O M U N I T Á R I O S  ::

Transferindo Poder para as Comunidades Rurais Através do Acesso à Internet

Notícias ::
MAPA DO SITE 

Apoio ::



UNESCO




 




 

 


Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais - Versão 1.0



Prefácio

Apresentação
.. 3

Agradecimentos
.. 5

Parte I – Telecentros Comunitários
.. 8

1.1     O que é um Telecentro Comunitário?. 8
1.2     Quais os Benefícios do Telecentro para uma Comunidade Rural?. 10
1.3     Qual o Papel do Telecentro no Desenvolvimento Comunitário?. 14
1.4     Como um Telecentro Comunitário Pode Melhorar a Minha Vida?. 16
1.5     Quais as Dificuldades para Criar um Telecentro Comunitário?. 17
1.6     Onde Consigo apoio para Criar um Telecentro Comunitário?. 19
1.7     Quem Deve Liderar a Criação de um Telecentro Comunitário?
. 21

Parte II – Como Criar um Telecentro Comunitário
.. 23

2.1     A ONG Rede Gemas da Terra de Telecentros Rurais. 23
2.2     A Metodologia Gemas da Terra. 25
2.3     As Conferências da Rede Gemas da Terra. 27
2.4     A Pesquisa Social da Comunidade. 28
2.5     A Proposta de Criação do Telecentro Comunitário.. 29
2.6     O Curso de Gestão de Telecentros Comunitários Rurais. 31
2.7     O Plano de Sustentabilidade. 33
2.8     A Gestão do Voluntariado.. 35
2.9     O Telecentro Embrião.. 37
2.10   A Organização Gestora do Telecentro.. 42
2.11   Integrando o Telecentro à Rede Gemas da Terra. 46
2.12   O Programa de Certificação Gemas da Terra
. 49

Parte III - Ferramentas
.. 51

3.1     Diário Oficial do Telecentro.. 51
3.2     Formulários de Pesquisa Social da Comunidade. 53
3.3     Pedido de apoio para Treinamento em Gestão de Telecentros. 61
3.4     Plano de Sustentabilidade do Telecentro.. 65
3.4.1     Plano Estratégico. 68
3.4.2     Plano de Marketing Social e Captação de Recursos. 72
3.4.3     Plano Financeiro. 77
3.5     Manual de Construção do Telecentro Embrião.. 78
3.5.1     Estrutura Física. 81
3.5.2     Ligação dos Equipamentos. 82
3.5.3     Instalação e Configuração do Software. 84
3.6     Orientações para Registro da ONG Gestora do Telecentro.. 84
3.6.1     Estatuto Padrão e Ata de Fundação. 87
3.7     Manual do Voluntariado do Telecentro

.. 102

Prefácio

O presente volume, Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais, produz em mim grande satisfação e me faz sentir orgulhosa pela sabedoria demonstrada pelo Programa Informação para Todos da  UNESCO que o contemplou com o apoio financeiro necessário a sua conclusão e publicação.

O Brasil e os países de língua portuguesa têm atuado em diversos graus de complexidade e níveis de profundidade para que suas populações se beneficiem dos avanços da sociedade da informação de forma a que a nova onda tecnológica não seja mais um agravante de desigualdades socias. A criação de telecentros comunitários tem sido estratégia adotada em todos esses países por iniciativa dos governos, organizações não governamentais e do setor privado. Muito desse esforço tem sido bem sucedido, mas todos os envolvidos nesse processo reconhecem que alcançar uma situação de auto sustentabilidade de telecentros é o grande desafio de qualquer política que almeje seu uso efetivo na democratização do acesso à sociedade do conhecimento. A UNESCO tem uma sólida experiência na promoção dos telecenrtos comunitários multimídia nos países em desenvolvimento. Essa experiência revela que a criação de telecentros auto-sustentáveis requer capacitação de seus gestores e envolvimento da comunidade em todas as etapas de sua criação. Nesse sentido, a Organização tem apoiado o desenvolvimento de vários manuais de orientação e a realização de eventos de capacitação em muitos países em desenvolvimento. O presente Guia, em português e adaptado à realidade do meio rural do Brasil, é uma contribuição de peso para essa linha de publicações.

Telecentros rurais constituem um desafio adicional no processo de incorporação crescente de todos os segmentos da população na nova era do conhecimento. Dificuldades de infra-estrutura e de limitação de recursos somam-se à dispersão da população de forma a tornar a constituição de um telecentro comunitário e sustentável um verdadeiro teste de persistência e desprendimento de seus organizadores. É exatamente para auxiliar nessa tarefa e torná-la mais próxima de seu objetivo que foi preparado o presente Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais.

Escrito em linguagem simples e direta, o presente Guia apresenta noções básicas e uma metodologia própria da qual a pedra angular é a concepção de integração do telecentro, o mais cedo possível, numa rede que o ajudará em etapas sucessivas de desenvolvimento, cada uma certificada pela ONG Gemas da Terra. Essa ONG terá papel fundamental na captação dos recursos que as comunidades rurais interessadas necessitarão para a constituição do Telecentro Embrião, etapa inicial do processo. O software utilizado é de fonte aberta e a participação de cada telecentro na rede, assim como a utilização de todo o conteúdo, inclusive esse Guia, são totalmente gratuitas.

Espero que o Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais possa constituir-se em um positivo passo em direção à maior integração à sociedade do conhecimento de comunidades que se expressam em língua portuguesa.

Maria Inês Bastos
Coordenadora do Programa de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil


Apresentação

O Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais é um manual de criação e gestão de um telecentro comunitário rural integrado à Rede Gemas da Terra. Neste guia você vai conhecer o que é um telecentro e porque você deveria se envolver na criação de um em sua comunidade. Você vai entender os benefícios que o telecentro pode trazer para a sua comunidade e vai aprender sobre as dificuldades para criar um telecentro comunitário e como romper as barreiras para que o projeto seja bem sucedido.

Além de esclarecer os benefícios e as dificuldades, este guia apresenta o caminho a ser trilhado por você e seus amigos e amigas na interação com a Rede Gemas da Terra. Ele apresenta várias ferramentas para facilitar o seu trabalho e uma descrição do passo a passo de criação do telecentro. A tarefa não é fácil, mas os benefícios compensam os esforços. Com muito trabalho, fé e dedicação, você e sua comunidade podem dar um grande passo na melhoria de sua condição de vida.

A Rede Gemas da Terra é uma organização não-governamental (ONG) com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela tem um objetivo social e não tem fins lucrativos. Ela opera com recursos de doações de indivíduos, empresas, governos e organizações internacionais, e em particular os brasileiros que moram fora do Brasil e seus amigos e amigas. A ONG Gemas da Terra é composta por um conselho deliberativo que contrata uma diretoria executiva. Este conselho é eleito pela assembléia dos associados da Gemas da Terra. Quando um telecentro é estabelecido e devidamente registrado, ele passa a ser associado da Rede Gemas da Terra, com direito a voto na assembléia que elege o conselho deliberativo. Assim, você tem voz ativa não só na criação de seu telecentro, como também na gestão da rede de telecentros que estamos criando. Quanto maior a nossa rede, mais forte seremos e mais fácil será estabelecer um novo telecentro comunitário. Nosso sonho é integrar todas as pequenas comunidades rurais do Brasil na Rede Gemas da Terra de Telecentros Rurais.

Este guia é dividido em seções independentes. Elas podem ser lidas em seqüência ou individualmente, dependendo do estágio que você se encontra no conhecimento sobre telecentros comunitários. Na primeira seção desse guia você vai aprender sobre telecentros comunitários. O que é um telecentro? Para que serve? Porque devo me envolver na criação de um telecentro? Eu devo ser contra ou a favor de um telecentro na minha comunidade? Quanto custa um telecentro? Eu posso melhorar minha situação financeira com a presença de um telecentro em minha comunidade? Eu tenho que saber usar o computador para me beneficiar do telecentro?

Se você achar as respostas que procura na primeira seção e quiser saber como participar da criação de um telecentro em sua comunidade, então você deve ler a segunda parte desse guia. Aqui nós apresentamos o passo a passo de como trabalhar com a Rede Gemas da Terra para aprender a criar um telecentro, ou seja, como mobilizar sua comunidade, como fazer um plano de sustentação  de um telecentro, como formar um telecentro embrião, como buscar treinamento para a equipe de gestão, como buscar apoio local do governo e empresas e como formar uma ONG para gerir o telecentro. Você vai aprender aqui como participar da Rede Gemas da Terra e fazer seu telecentro bem sucedido e contribuir para o crescimento da nossa rede.

A Parte III apresenta as ferramentas que a Gemas da Terra oferece para ajudar na criação e gestão de um telecentro comunitário. Aqui você vai encontrar exemplo de uma pesquisa de dados sociais da comunidade, estatuto e orientação de registro da ONG do telecentro, uma planilha financeira, um plano de marketing social e um estatuto do voluntariado. A Parte III apresenta também um manual completo de instalação do telecentro embrião, incluindo o software utilizado.

Este guia pode ser utilizado por qualquer pessoa ou organização com objetivos similares aos da Rede Gemas da Terra. E não é preciso pagar nada. Todo o conteúdo gerado pela Rede Gemas da Terra é livre, ou seja, qualquer um pode pegar, modificar, distribuir e usar em parte ou no total, sem pagar um centavo. Isso é liberdade do conhecimento, uma filosofia defendida pela Gemas da Terra. Nosso conteúdo, porém, não pode ser utilizado para fins comerciais sem a nossa prévia autorização e pedimos que aqueles que utilizarem nosso conteúdo que reconheçam a origem do mesmo e que façam o seu conteúdo livre também. Isso significa que se você copiar algo de nós, o seu conteúdo também deverá ser livre.  Nós acreditamos neste modelo de distribuição do conhecimento como forma de redução da pobreza no mundo e acreditamos que muitas organizações com agendas similares a nossa possam se beneficiar de nossa experiência para construir suas redes de telecentros. Este manual ensina não apenas como criar um telecentro, mas mostra também como funciona uma rede de telecentros.

Esperamos que você encontre aqui as respostas às suas dúvidas e que este guia seja a porta de entrada e o seu acompanhante durante esta caminhada rumo a uma sociedade mais justa e saudável para todos na Era do Conhecimento.

Marco Aurélio de Figueiredo
Fundador e Diretor Executivo
Rede Gemas da Terra

índice


Agradecimentos

O apoio financeiro da UNESCO foi fundamental para o desenvolvimento e publicação do Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento que culminou na criação deste guia foi iniciado em Novembro de 2001 numa visita de Marco Aurélio de Figueiredo e Luiz Fernando Coelho Guedes a Rodeador e Conselheiro Mata, no norte de Minas Gerais. Uma vez estabelecido o apoio daquelas comunidades, buscamos junto com a Sra. Rachel Jácome uma parceria com a Associação Pró-Fundação Universidade Livre do Vale do Jequitinhonha (FUNIVALE). Seu presidente honorário Martin Kuhne e o presidente da organização Leonardo Clementino Nunes apoiaram a criação do projeto piloto Gemas da Terra dentro daquela entidade. Agradecemos o apoio e carinho de todos os diretores e membros da FUNIVALE e das comunidades que nos receberam através da mesma. A Gemas da Terra é um caso bem sucedido de incubação de uma nova organização através de um projeto dentro de uma organização existente.

O trabalho de criação e desenvolvimento da Rede Gemas da Terra conta com o apoio de dezenas de voluntários e voluntárias. Agradecemos a todos pela sua dedicação e ato de doação de seu tempo e esforço. Vocês contribuíram na fertilização do terreno e na plantação de uma semente que vai crescer e gerar muitos frutos, dos quais todos teremos muito orgulho. Os voluntários e voluntárias da Gemas da Terra no mundo inteiro e os voluntários e voluntárias dos telecentros do projeto piloto são essenciais para a sustentação desta chama. Juntos fazemos este sonho possível.

A primeira versão deste guia foi escrita por Marco Aurélio de Figueiredo e contou com a colaboração de Dênio Mágno da Cunha, Flamarion Jorge e Gustavo Soares no desenvolvimento da Seção de Ferramentas. As ilustrações são do artista Antônio Prado. O conteúdo deste guia é fruto de várias conversas e da sabedoria e experiência de várias pessoas que formam a Rede Gemas da Terra. O crédito é de todos aqueles que pensam e agem em nome da Gemas da Terra.

Os telecentros do projeto piloto contam com o apoio do Programa GESAC-Ministério das Comunicações, da UNESCO, de funcionários da PRODABEL, da ONG FUNIVALE, da ONG MINAS LIVRE, das associações comunitárias de São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Tombadouro, Conselheiro Mata e Rodeador e do gestor Heinrich Kuhne.

Agradecemos também aos atuais membros dos Conselhos da ONG Gemas da Terra cujos nomes ainda não foram mencionados: Amilton Pinheiro, Eugênio Alvim, Maria da Glória Lisboa, Breno Guerra e Sérgio Ramos; e também à Diretora de Comunicação, Cristina Gontijo. Um agradecimento especial à voluntária Carolina Prado Pimenta pela sua paciência e carinho no acompanhamento do trabalho de criação do projeto Gemas da Terra desde o seu início.

índice


Parte I




 

 

 

 
DESTAQUES ::


Artigos:
Justificativa da ONG Gemas da Terra.

Evolução do Projeto Piloto.

Manuais:

Veja o novo
Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais

Veja o que diz o manual da UNESCO, Livro de Receitas do Telecentro Comunitário para a África.

Software:
Conheça a tecnologia usada pelo Gemas da Terra. Utilizamos o Sistema Operacional Libertas Desktop Linux.

Rede Gemas da Terra | R: Fernandes Tourinho, 235 - sala 903 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte - MG - Brasil| gemasdaterra@gemasdaterra.org.br