::   R E D E  .  R U R A L  .  D E  .  T E L E C E N T R O S  .  C O M U N I T Á R I O S  ::

Transferindo Poder para as Comunidades Rurais Através do Acesso à Internet

Notícias ::
MAPA DO SITE 

Apoio ::



Unesco




 




 

 

NOTÍCIAS :: :: ::

GUIA GEMAS DA TERRA DE TELECENTROS RURAIS - Com o apoio da UNESCO, nós desenvolvemos um guia de construção de telecentros comunitários rurais integrados à Rede Gemas da Terra. Este guia detalha a metodologia Gemas da Terra e estabelece um novo marco na evolução da nossa ONG. O Guia é composto de 3 seções. A primeira seção explica o que é um telecentro comunitário e porque a comunidade deve se envolver na criação de um. A segunda seção do Guia detalha a metodologia Gemas da Terra explicando como construir um telecentro com o apoio da nossa ONG. A última seção apresenta uma série de ferramentas para ajudar na construçào do telecentro, incluindo um Plano de Sustentabilidade e um Estatuto Padrão. A Seção de Ferramentas apresenta também um tutorial para criação de um Telecentro Embrião, incluindo o software livre utilizado nos telecentros Gemas da Terra, o Kurumin-GT, uma adaptação do Kurumin Linux que contém os programas livres mais utilizados nos telecentros.

O Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais está disponível em formato fonte (HTML) e também em formato de impressão (PDF). A Unesco e a Gemas da Terra estão disponibilizando o conteúdo do Guia no formato livre. Isso significa que voce pode copiar e modificar o conteúdo do Guia para satisfazer a necessidade de seu telecentro ou de sua rede de telecentros. Essa é a maneira da Unesco e da Gemas da Terra contribuirem para o crescimento do movimento global de telecentros comunitários. O conteúdo do Guia, porém, não pode ser utilizado para fins comerciais sem a aprovação da Unesco e da Gemas da Terra. Se voce utilizar o conteúdo do Guia, voce deve reconhecer a origem e o seu conteúdo também deverá ser livre. Esta é a filosofia do conhecimento livre defendida por nós. Clique aqui para usar o Guia.

FOTOS DO PROJETO PILOTO - Veja uma coleção de fotos do projeto piloto da Gemas da Terra que está sendo desenvolvido no Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. O projeto começou em Novembro de 2001 em Rodeador, distrito de Monjolos, logo na descida da Serra do Espinhaço. Com a participação da ONG FUNIVALE, o projeto hoje envolve cinco comunidades: São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Tombadouro, Conselheiro Mata e Rodeador. Clique aqui.

ENTREVISTA TV MINAS - Veja também a entrevista de Marco Figueiredo para a TV Minas em Belo Horizonte, no programa Opinião Minas. O entrevistador Domingos Girolletti explora os motivos da criação da Gemas da Terra e a significância do projeto para o movimento de inclusão digital e construção da Sociedade do Conhecimento. A entrevista dura 26 minutos e voce pode ver e ouvir no seu computador. Clique aqui.

FÓRUM GEMAS DA TERRA - Nós lançamos uma nova ferramenta de gestão do conhecimento, o Fórum Gemas da Terra, onde se discute assuntos de interesse dos telecentros e das comunidades rurais, além de ser um espaço para o desenvolvimento do Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais e do Kurumin-GT. Participe do nosso fórum: www.gemasdaterra.org.br/phpBB2

O BRASIL RURAL NA ERA DO CONHECIMENTO - A pedido dos Ministérios do Planejamento e das Comunicações, nós preparamos um projeto para criação de 300 telecentros Gemas da Terra em 2004. Infelizmente, tudo não passou de uma promessa sem fundamento. Porém, o documento do projeto, intitulado "O Brasil Rural na Era do Conhecimento" revela em grande parte a metodologia de trabalho da Gemas da Terra. Clique aqui para ver uma versão PDF do documento.

InformativoINFORMATIVO GEMAS DA TERRA - Boletim de informação do progresso do nosso projeto.
. versão para imprimir (PDF - 1.5 MB)

GEMS OF THE EARTH NEWSLETTER - A progress report of our project.
. printing version (PDF - 1.5 MB)

DIE NEWSLETTER VON GEMAS DA TERRA - Ein vierteljährlicher Zwischenbericht unseres Projektes, mit vielen Artikeln und Informationen.
. Druckversion (PDF - 1.3 MB)



Treinamento Para Gestores em São Gonçalo do Rio das Pedras
- Entre os dias 13 e 16 de dezembro foi realizado o primeiro treinamento de gestores do projeto Gemas da Terra. Estiveram presentes os futuros gestores de Rodeador, Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Conselheiro Mata e Tombadouro. O treinamento foi organizado e acompanhado pela equipe Gemas da Terra e as atividades de treinamento foram conduzidas por instrutores da Prodabel e Minas Livre. Esta atividade foi apoiada pela Unesco, Funivale, Associação Comunitária Sempre Viva, Prodabel e Minas Livre.

Evento de Capacitação dos Gestores
Equipe de Capacitação e Alunos
Heinrich, Dennis, Marco Antônio, Danilo, Estevão
Julimar, Eliane, Cleonice, Clarice, Maria Geralda, Gildete.

Primeiro Telecentro Livre Gemas da Terra Entra em Operação - O telecentro comunitário de São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, entrou em operação no dia 19 de novembro de 2003 as 11:30 da manhã.  Foi o primeiro telecentro livre da Rede Gemas da Terra a operar, comemorando 2 anos do início do trabalho no Alto Jequitinhonha. Parabéns a todos aqueles que contribuíram para este grande feito que marca o início de uma nova era nas comunidades rurais de todo o Brasil. Clique aqui e leia mais sobre o assunto no artigo de Dênio Mágno: A R(E)volução do Acesso Digital Rural.

Telecentro São Gonçalo

Crianças da Creche da Associação Comunitária Sempre Viva
dão Boas Vindas ao Telecentro de São Gonçalo do Rio das Pedras

UNESCO Apóia Projeto Gemas da Terra - A Divisão da Sociedade da Informação da Unesco-Montevideu reconheceu o esforço pioneiro da equipe Gemas da Terra e está apoiando o projeto com a doação de equipamentos para construção de 4 telecentros do projeto piloto no Alto Jequitinhonha em Minas Gerais. O contrato foi realizado entre a Unesco e a ONG Comunidades Catalisadoras, que tem apoiado o projeto piloto desde seu início. A doação inclui também recursos para realização de um evento de capacitação básica dos operadores dos telecentros. O acordo entre a Unesco e a Gemas da Terra visa a criação de um modelo de telecentro comunitário baseado em software livre. Este modelo será utilizado na criação da Rede Unesco de Telecentros Livres.

Voluntários Mostram Dedicação à Causa da Rede Gemas da Terra - O trabalho dos voluntários tem sido essencial para o estabelecimento da ONG Gemas da Terra. É com carinho, persistência, dedicação e amor a causa que eles entregam o seu tempo para mudar a realidade de injustiça social no Brasil. É acreditando no poder do acesso ao conhecimento como ferramenta de transformação social que os voluntários Gemas da Terra imprimem um rítmo empolgado na realização das tarefas. Participe voce também e faça a diferença.

Voluntários Andre e Creez
Voluntários Creez e Andre
no Laboratório Gemas da Terra

Equipe LIBERTAS Prepara Pacote para Telecentros Livres - O grupo Libertas da Companhia de Processamento de Dados da Prefeitura de Belo Horizonte - PRODABEL - está ajudando na criação da arquitetura do pacote de software livre para telecentros rurais. O pacote Libertas foi especialmente adaptado para servir aos propósitos do projeto piloto da Rede Gemas da Terra. A equipe Libertas será responsável também pelo evento de capacitação dos operadores dos telecentros do projeto piloto.

Ministério das Comunicações Utiliza Programa Gesac para Viabilizar Internet nas Comunidades Rurais - Viabilizar a construção de telecentros comunitários na zona rural significa, antes de tudo, habilitar o acesso de banda larga à Internet. A Rede Gemas da Terra firmou convênio com o programa Gesac para prover o acesso a Internet via satélite para os 5 telecentros do projeto piloto. A tecnologia do programa Gesac - Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão - será provida pela Gilat do Brasil, empresa contratada pelo governo federal para instalar e fazer a manutenção dos equipamentos.

ONDA RURAL - Entre os dias 19 e 23 de abril de 2004, acontece em Quito, no Equador o encontro La Onda Rural: Rádio, NTICs y Desarrollo Rural, promovido pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), em cooperação com a Associação Lationoamericana de Educação Radiofônica (ALER) e com a Associação Mundial de  Rádios Comunitárias (AMARC). Neste encontro serão discutidos o conteúdo, o trabalho em rede, a construção de competências e as políticas de comunicação no meio rural, além da integração entre o meio rádio e as novas tecnologias de informação comunitárias. Para maiores detalhes, visite o site http://onda-rural.net.

 

 

 

 
DESTAQUES ::


Fórum:
Participe do Fórum Gemas da Terra.


Artigos:
Justificativa da ONG Gemas da Terra.

Evolução do Projeto Piloto.

Manuais:

Veja o novo
Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais

Veja o que diz o manual da UNESCO, Livro de Receitas do Telecentro Comunitário para a África.

Software:
Conheça a tecnologia usada pelo Gemas da Terra. Utilizamos uma adaptação do Sistema Operacional Kurumin Linux, o Kurumin-GT.

Rede Gemas da Terra | R: Bahia, 1148 - sala 1329 - Centro - Belo Horizonte - MG - Brasil| gemasdaterra@gemasdaterra.org.br