::   R E D E  .  R U R A L  .  D E  .  T E L E C E N T R O S  .  C O M U N I T Á R I O S  ::

Facilitando a criação de telecentros livres nas comunidades rurais brasileiras e promovendo a sua integração aos movimentos globais de inclusão digital.

Notícias ::
MAPA DO SITE 

Apoio ::








 

 


Quem Somos

O Início

Em Novembro de 2001, nasceu um projeto piloto de telecentros comunitários no alto da Serra do Espinhaço, Minas Gerais, a região das nascentes do Rio Jequitinhonha. Desde então, um trabalho intenso tem sido realizado no sentido de identificar as características locais e determinar um modelo de adoção das novas tecnologias de informação e comunicação pelas comunidades rurais. Busca-se um modelo auto-sustentável, que não afete significantemente os valores das comunidades, e que venha fortalecer a cultura local.

Cerca de doze comunidades, entre distritos, sub-distritos e povoados foram visitadas e pesquisadas. Entre elas, cinco foram escolhidas para basear o trabalho de desenvolvimento da rede rural de telecentros comunitários, sendo elas Conselheiro Mata - distrito de Diamantina, Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras - distritos de Serro, Tombadouro - distrito de Datas e Rodeador - distrito de Monjolos. Clique aqui e leia um mais sobre o projeto piloto.

A ONG

Em Setembro de 2003, a ONG Rede Gemas da Terra foi criada para levar à frente a importante missão de integrar as comunidades rurais brasileiras ao espaço cibernético e buscar estabelecer a visão de um país totalmente inserido na Era do Conhecimento e integrado ao grupo de nações socialmente e econômicamente justas. A Rede Gemas da Terra tem como missão facilitar a criação de telecentros livres nas comunidades rurais brasileiras com até 2500 habitantes e promover sua integração aos movimentos globais de inclusão digital. Estima-se que existam mais de 16.000 comunidades rurais com menos de 2.500 habitantes em todo o território brasileiro. Clique aqui e leia mais sobre a justificativa de criação da Gemas da Terra.

A metodologia de ação da Rede Gemas da Terra inclui a pesquisa, divulgação, conscientização, capacitação, articulação e gestão da rede de telecentros. Clique e leia mais sobre a metodologia Gemas da Terra.

Software Livre

A Rede Gemas da Terra está comprometida com o movimento de software livre pois acredita ser este o caminho natural de inserção das comunidades rurais no mundo cibernético. A filosofia do software livre é utilizada em todos os conteúdos criados pela rede. Os telecentros comunitários da Rede Gemas da Terra são espaços democráticos que promovem a liberdade do conhecimento.

Por Que Gemas da Terra?

Na procura por nome para o projeto piloto, foi lançado entre os integrantes de uma discussão, o conceito do projeto: cada telecentro deveria ser único pois cada comunidade tem sua própria identidade. Porém, a rede une estes elementos em uma só unidade. Então, o nome deveria representar tanto a identidade única dos telecentros quanto a união de todos para a formação de uma rede, e deveria também demonstrar uma característica regional. Como as pedras preciosas são um produto da região, foi sugerido utilizá-las para demonstrar a unicidade de cada telecentro, pois cada pedra preciosa é única em suas características.

Logo após , a Terra foi sugerida como elemento de união de todas as pedras. Ao final de várias sugestões dos integrantes do debate, nasceu o nome Gemas da Terra. Este nome tem provado ser muito mais que regional, tanto que ao criar uma ONG para atender todo o território brasileiro resolveu-se adotar o mesmo nome: Gemas da Terra – Rede Rural de Telecentros Comunitários.

 

 

 

 
DESTAQUES ::


Artigos:
Justificativa da ONG Gemas da Terra.

Evolução do Projeto Piloto.

Manuais:
Veja o que diz o manual da UNESCO, Livro de Receitas do Telecentro Comunitário para a África.

Software:
Conheça a tecnologia usada pelo Gemas da Terra. Utilizamos o Sistema Operacional Libertas Desktop Linux.

Rede Gemas da Terra | R: Fernandes Tourinho, 235 - sala 903 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte - MG - Brasil| gemasdaterra@gemasdaterra.org.br