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Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais - Versão 1.0


3.4 - Plano de Sustentabilidade do Telecentro

O Plano de Sustentabilidade é construído uma vez que a Pesquisa Social está completa. Neste estágio do desenvolvimento do telecentro já existe um grupo comprometido com o projeto, um(a) coordenador(a) do grupo e um bom entendimento sobre a realidade da comunidade. Existe também um documento que registra a evolução do projeto, o Diário Oficial do Telecentro. O próximo passo é estabelecer o time de construção do Plano de Sustentabilidade. Não é necessário que todos os envolvidos na criação do telecentro participem efetivamente da construção do Plano de Sustentabilidade, mas é importante que o plano seja discutido em reuniões que envolvam todo o time de criação do telecentro. Para escrever o plano seria bom contar com a participação de alguém que tem habilidade de escrever usando um computador. Uma das pessoas do grupo deve ser capaz de lidar com planilhas financeiras.  Uma vez estabelecido o grupo que vai construir o Plano de Sustentabilidade do Telecentro, o próximo passo é dividir as tarefas e estabelecer um cronograma de desenvolvimento do plano.

Os três planos que compõem o Plano de Sustentabilidade devem ser desenvolvidos simultâneamente, ou seja, será necessário usar informações de um plano para ajudar na composição do outro. Existem dois caminhos. Primeiro, pode-se dividir o desenvolvimento dos 3  planos entre 3 equipes de trabalho. O grupo então reuni-se periodicamente e mostra os resultados dos trabalhos. Ao conhecer o trabalho das outras equipes, uma equipe é capaz de melhorar o seu plano. Quando as equipes estiverem satisfeitas com o resultado, o Plano de Sustentabilidade do Telecentro está completo. 

A segunda opção é desenvolver uns dos planos da melhor maneira possível, passar para o segundo e depois o terceiro. Ao final, retorna-se ao primeiro plano e, utilizando os dados dos outros dois, procura-se melhorá-lo. Faz-se o mesmo com os outros dois planos. Pode-se fazer este processo várias vezes até o grupo ficar satisfeito com a qualidade final do Plano de Sustentabilidade do Telecentro. É interessante notar que ao coletar os dados para criar os planos fica mais fácil quando se tem alguns dados já coletados. Ou seja, ao ver o plano em andamento as pessoas acreditam mais no processo e se prontificam a ajudar com mais facilidade. Por exemplo, se o prefeito do município vê que um grande fazendeiro ou um banco está apoiando o projeto, ele terá mais interesse em ajudar. Isso mostra que deve-se sempre deixar as portas abertas ao receber uma resposta negativa, pois mais tarde, quando o telecentro tiver mais apoio de outras pessoas ou organizações, aqueles que negaram podem resolver colaborar. De maneira que o plano vai evoluindo apresente-o novamente às mesmas pessoas, quantas vezes forem necessárias. Não desista nunca de incluir todo tipo de ajuda.

A tabela a seguir apresenta um exemplo de cronograma para construção do Plano de Sustentabilidade em cinco etapas, ou versões. Preencha as datas em comum acordo com o grupo de trabalho e determine os responsáveis por cada tarefa. Procure cumprir as datas como planejado. Publique o cronograma no Mural do Telecentro para manter informados o grupo de trabalho e a comunidade.

É importante manter as versões anteriores do plano guardadas para documentar a evolução do projeto. Ao invés de apagar os dados para colocar novos dados, deve-se gerar um novo documento com os novos dados e dar a ele uma nova versão. Assim teremos Plano de Sustentabilidade Versão 1, 2, 3, 4, 5...



Cronograma de Desenvolvimento do

Plano de Sustentabilidade do Telecentro



Tarefas

Data Final

Responsáveis

Primeira Reunião

Divisão de Tarefas

__/__/__

 

Escrever Primeira Versão do Plano Estratégico

__/__/__

 

Escrever Primeira Versão do Plano de Marketing

__/__/__

 

Escrever Primeira Versão do Plano Financeiro

__/__/__

 

Segunda Reunião

Discussão dos Planos

__/__/__

 

Escrever Segunda Versão do Plano Estratégico

__/__/__

 

Escrever Segunda Versão do Plano de Marketing

__/__/__

 

Escrever Segunda Versão do Plano Financeiro

__/__/__

 

Terceira Reunião

Discussão dos Planos

__/__/__

 

Escrever Terceira Versão do Plano Estratégico

__/__/__

 

Escrever Terceira Versão do Plano de Marketing

__/__/__

 

Escrever Terceira Versão do Plano Financeiro

__/__/__

 

Quarta Reunião

Discussão dos Planos

__/__/__

 

Escrever Quarta Versão do Plano Estratégico

__/__/__

 

Escrever Quarta Versão do Plano de Marketing

__/__/__

 

Escrever Quarta Versão do Plano Financeiro

__/__/__

 

Quinta Reunião

Discussão do Plano de Sustentabilidade

__/__/__

 

Escrever versão final do

Plano de Sustentabilidade

__/__/__

 

Sexta Reunião

Apresentação do Plano de Sustentabilidade

__/__/__

 


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parte 3.4


3.4.1 - Plano Estratégico

O desenvolvimento do Plano Estratégico deve começar com uma discussão sobre a missão e visão da comunidade para construção do telecentro comunitário. A visão indica o que a comunidade prevê ou deseja para seu futuro. Por exemplo, a visão da Gemas da Terra é ver um Brasil totalmente inserido na Era do Conhecimento. A visão é independente do tempo, ou seja, não importa quanto tempo leve para que toda a população brasileira tenha acesso à Internet e seja capaz de exercer sua cidadania na Sociedade do Conhecimento, a visão da Gemas da Terra só será realizada quando isso acontecer. Tente estabelecer a visão da comunidade para o telecentro em uma frase apenas. Por exemplo:

“Nossa visão é uma comunidade livre da pobreza, democrática,
auto-sustentável e integrada na Era do Conhecimento.”

Por outro lado, a missão da entidade pode mudar com o tempo. A missão interpreta a motivação da entidade para realizar a sua visão durante um certo período de tempo. Como estamos planejando o crescimento do telecentro por um período 3 anos, podemos dizer que a missão será válida durante este período. Por exemplo, a missão da Gemas da Terra é de transferir poder para as comunidades rurais através do acesso à Internet. Esta missão serve o propósito de realizar a visão da Gemas da Terra enquanto direciona os trabalhos de todos os envolvidos com a entidade. Tudo que se faz na Gemas da Terra é no sentido de cumprir sua missão. Tente estabelecer a missão do telecentro em uma frase apenas. Por exemplo:

“Nossa missão é compreender e utilizar as tecnologias modernas de comunicação e informação para fortalecer nossa comunidade e garantir justiça social e desenvolvimento econômico.”

Para chegar numa frase concisa como a dos exemplos acima, realize uma reunião com o Grupo de Trabalho do Telecentro e convide toda a comunidade para participar. Explique o que é a visão e missão de uma organização como está descrito aqui. Peça que cada um diga o que imagina que se queira realizado (visão) e como se pretende realizar (missão). Anote as palavras ou frases num quadro ou folha de papel. Depois procure combinar as palavras para formar frases que contém as sugestões de todos. Não há nada que impede a comunidade de usar os exemplos acima, mas o exercício de determinação da visão e missão com a participação comunitária é importante para promover a idéia de que o telecentro pertence à comunidade e serve ao propósito de trazer benefícios para a mesma.

Comece a escrever o Plano Estratégico definindo a missão e visão da nova entidade que está sendo criada para gerir o telecentro. Estabeleça também o nome da entidade e como ela está sendo organizada (modelo OSCIP) e quem são os associados, os membros dos conselhos e o(a) gestor(a) do telecentro, se já estiverem sido definidos.

O próximo passo do Plano Estratégico é a determinação dos potenciais da comunidade para construir um telecentro. Isso pode ser feito respondendo as perguntas a seguir, algumas delas derivadas da análise da pesquisa social. Outras perguntas podem ser elaboradas pela equipe de criação do plano.

  1. Existe um espaço disponível para abrigar o Telecentro Embrião segundo as especificações deste manual? Existe energia elétrica neste espaço?
  2. Existe uma associação comunitária ou ONG regional disposta a incubar o telecentro?
  3. Existem os móveis necessários para compor o Telecentro Embrião?
  4. Quem está apoiando e em que nível este apoio é oferecido? Crie uma tabela com o nome das pessoas ou estabelecimentos que apóiam o telecentro e indique o potencial de apoio deles(as). Considere como níveis de apoio (Siga o exemplo abaixo):
    1. apoio financeiro, incluindo contribuição com móveis, espaço, etc.;
    2. apoio com trabalho e
    3. apoio moral.
  5. Qual o nível de participação da comunidade no projeto do telecentro? Baseado no número total de habitantes, indique em percentagem quantas pessoas estão envolvidas diretamente na construção do telecentro atualmente e quantas pessoas se acredita que vão usar o telecentro nos primeiros 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos de operação. Esta análise é subjetiva e deve-se procurar um consenso entre a equipe de trabalho. Com o tempo estes dados poderão ser melhorados com a análise dos fatos.
  6. Qual o apoio que o projeto do telecentro deve receber de agentes externos e quais são esses agentes? Crie uma tabela com o nome dos agentes (pessoas e organizações) e indique o nível do apoio: (1)apoio financeiro; (2)apoio com trabalho; (3)apoio moral. Considere o apoio de um(a) contador(a), advogado(a) e técnico(a) de computação.

Pessoa

Estabelecimento

Financeiro

Trabalho

Moral

 

Igreja

 

 

 

 

Associação Comunitária

 

 

 

 

Escola

 

 

 

 

Mercearia

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 5 - Relação de Apoio Interno da Comunidade ao Telecentro



Início da Participação

Percentagem da Comunidade

Atual

 

Ao abrir o telecentro

 

3 meses após abrir

 

6 meses após abrir

 

1 ano após abrir

 

2 anos após abrir

 

Tabela 6 - Previsão de participação da Comunidade
 

Organização

Pessoa de Contato

Financeiro

Trabalho

Moral

GEMAS DA TERRA

Diretor Executivo

sim

sim

sim

Prefeitura

 

 

 

 

Câmara de Vereadores

 

 

 

 

Sindicato dos Trabalhadores Rurais

 

 

 

 

Assembléia Legislativa

 

 

 

 

Câmara dos Deputados

 

 

 

 

Órgão do Estado

 

 

 

 

Órgão Federal

 

 

 

 

Banco

 

 

 

 

Associação Comercial do Município

 

 

 

 

Advogado(a)

 

 

 

 

Contador(a)

 

 

 

 

Técnico(a) Computação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 7 - Relatório de Apoio de Agentes Externos

O próximo passo é determinar o que se precisa para construir o telecentro, ou seja, o que falta para completar o que a comunidade já conseguiu? Preencha a tabela abaixo para ajudar na análise. A cada apoio que for sendo conseguido esta tabela deve ser atualizada.


 

Item

Estado Atual

Espaço para abrigar o telecentro embrião

 

Móveis para o telecentro embrião

 

Cabeamento energia elétrica no telecentro embrião

 

Equipamentos do telecentro embrião

 

Conexão à Internet

 

Despesas operacionais do telecentro embrião

 

Salário do(a) gestor(a) do telecentro

 

Espaço para expandir o telecentro

 

Equipamentos para expandir o telecentro

 

Móveis para expandir o telecentro

 

Salário dos monitores do telecentro

 

Expansão da Internet na comunidade

 

Montagem do Telecentro Avançado

 

Montagem do Centro de Capacitação de Gestores de Telecentros

 

Tabela 8 - Descrição do estado Atual das Necessidades do Telecentro

Para terminar o Plano Estratégico devemos agora construir um cronograma de atividades baseado na análise das necessidades e na busca de apoio para suprir as necessidades. O cronograma abaixo é um exemplo a ser seguido:

 

Item

Data Final

Falar com associação comunitária sobre espaço para abrigar o telecentro embrião

 

Conversar com prefeito para comprar móveis para o telecentro embrião

 

Fazer cabeamento energia elétrica no telecentro embrião

 

Comprar equipamentos do telecentro embrião

 

Pedir conexão à Internet

 

Pagar despesas operacionais do telecentro embrião

 

Levantar recursos para pagar salário do(a) gestor(a) do telecentro

 

Conseguir espaço para expandir o telecentro

 

Adquirir equipamentos para expandir o telecentro

 

Comprar móveis para expandir o telecentro

 

Levantar recursos para pagar salário dos monitores do telecentro

 

Expandir a Internet na comunidade

 

Montar o telecentro avançado

 

Montar o Centro de Capacitação de Gestores de Telecentros

 

Outras tarefas

 

Tabela 9 - Cronograma de Atividades do Plano Estratégico

Você deve ter percebido que não é tão difícil criar um Plano Estratégico para o telecentro. Porém, quando o telecentro começa a crescer e um número cada vez maior de pessoas da comunidade participam dele, então as estratégias podem ficar um pouco mais complicadas pois envolvem muitos interessados. Mas o processo de criação do Plano Estratégico será sempre como está descrito aqui, apenas os parâmetros e as análises é que vão mudar. Você pode buscar exemplos de outros telecentros para ajudar no desenvolvimento do Plano Estratégico em todos os estágios da evolução do seu telecentro comunitário. O Plano de Sustentabilidade deve ser atualizado pelo menos uma vez por ano.


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parte 3.4


3.4.2 - Plano de Marketing Social e Captação de Recursos

O objetivo principal do Plano de Marketing Social é determinar os interesses da comunidade em utilizar o telecentro e criar serviços que sejam atraentes a todos. A missão do telecentro comunitário é promover o acesso universal às modernas tecnologias de informação e comunicação. Isso significa que além de disponibilizar o espaço, os equipamentos e o treinamento, a equipe do telecentro deve buscar envolver toda a comunidade no uso das tecnologias de informação e comunicação. A segunda função deste plano é a captação de recursos para criar e manter o telecentro. Esta captação pode acontecer dentro e fora da comunidade no sentido de buscar a auto-sustentação do telecentro.

A Pesquisa Social pode ser utilizada para entender as necessidades da comunidade e como atrair as pessoas para usar o telecentro. Para começar vamos enumerar os serviços que um telecentro avançado pode oferecer para a comunidade:

 

  1. Treinamento
    1. computação básica;
    2. uso da Internet;
    3. cursos diversos;
  2. Uso de equipamentos
    1. computador multimídia;
    2. impressora;
    3. fax;
    4. copiadora;
    5. scanner;
    6. telefone;
    7. máquina fotográfica digital;
    8. máquina de filmar digital;
    9. tocador e gravador de DVD;
    10. gravador de CD-ROM;
    11. vídeo-cassete;
    12. televisão;
    13. projetor de imagens;
  3. Espaço para reunir;
    1. salas privadas com mesa de reunião;
    2. salão de reunião;
  4. Espaço cultural e de entretenimento:
    1. jogos de computador;
    2. projeção de filmes;
    3. gravação de músicas;
  5. Acesso à Internet:
    1. no telecentro;
    2. domiciliar;
    3. comercial;

Vamos agora enumerar os serviços que um telecentro avançado pode oferecer para agentes de fora da comunidade:

  1. Treinamento;
  2. Uso de equipamentos;
  3. Acesso à Internet;
  4. Aluguel de salas:
    1. para treinamento;
    2. para reunião;

É claro que nem todos os serviços estarão disponíveis no telecentro embrião ou intermediário. É preciso entender que haverá uma progressão do número e tipo de serviços de acordo com o crescimento do telecentro.

O próximo passo é estabelecer tipos de usuários para se criar uma estratégia de preços para os serviços. Vamos estabelecer os seguintes tipos:

  1. Usuários da comunidade que não podem pagar: são aqueles que não podem pagar sequer um centavo para ter acesso aos serviços do telecentro.
  2. Usuários da comunidade que podem pagar: são aqueles moradores da comunidade que podem pagar as tarifas estabelecidas para ter acesso aos serviços do telecentro;
  3. Usuários de outras comunidades rurais: são aqueles que vem de outras comunidades rurais que estão criando telecentros comunitários e que precisam de treinamento.
  4. Usuários de fora da comunidade: são aqueles que não encaixam nos tipos acima.

Existem várias maneiras de garantir acesso universal aos recursos do telecentro comunitário. Além de oferecer múltiplos recursos, o telecentro pode funcionar 24 horas por dia, dependendo apenas da habilidade do(a) gestor(a) de manter um responsável durante as horas de funcionamento. Isso pode ser feito através de trabalho voluntário ou remunerado. Uma das estratégias para oferecer acesso aos moradores da comunidade que não podem pagar é reservar um horário especialmente para eles(as). Quando o telecentro cresce e o número de recursos aumenta, pode se reservar alguns recursos para servir aos moradores que não podem pagar. No caso dos cursos de treinamento, pode-se oferecer uma percentagem do número de vagas para os moradores que não podem pagar, ou mesmo criar um curso especial somente para eles(as). O interessante seria envolver estes usuários no Programa de Voluntariado, oferecendo acesso aos recursos do telecentro enquanto obtendo sua contribuição para manutenção do mesmo.

Estabelecer quais os usuários da comunidade que podem pagar é uma tarefa difícil e bastante subjetiva. O primeiro passo é estabelecer um valor a ser cobrado pelos serviços que a maioria pode pagar enquanto buscando a sustentabilidade do telecentro. Pode-se experimentar com os preços acertando um valor mais alto e depois diminuindo para atrair mais usuários, ou pode-se fazer uma pesquisa junto à comunidade para determinar a habilidade da mesma de pagar e quanto. Utilizando a Pesquisa Social, pode-se determinar a faixa da população que tem mais condições de pagar e realizar um segunda pesquisa com estas pessoas para determinar os valores que se pode cobrar pelos serviços.

A Gemas da Terra pede às comunidades que sejam solidárias a outras comunidades rurais que estão desenvolvendo telecentros. Sugerimos que os usuários de outras comunidades da Rede Gemas da Terra, ou mesmo aquelas que querem pertencer à rede e estão começando os seus trabalhos, tenham o mesmo tratamento dos moradores da comunidade que podem pagar pelos serviços. Pode-se também aceitar estes usuários como voluntários temporários, facilitando ainda mais o acesso deles(as) ao telecentro e permitindo o crescimento da rede de telecentros.

Todos os outros usuários devem ser considerados como clientes do telecentro e devem contribuir não só com a manutenção, mas também com a geração de renda para crescimento do telecentro. Uma boa estratégia é criar uma tabela de preços diferenciada para estas pessoas e conscientizá-las de que estão contribuindo para o desenvolvimento da comunidade que estão visitando.

A equipe do telecentro deve promover e participar de ações de solidariedade na comunidade, seja ajudando uma família em dificuldades financeiras, apoiando uma pessoa pobre a conseguir atendimento hospitalar, ou mobilizando a comunidade para resolver o problema de esgoto a céu aberto. O telecentro deve também ser envolvido em todas as atividades festivas da comunidade. Em Rodeador, a equipe do telecentro conseguiu patrocínio para confeccionar camisetas com o símbolo da Gemas da Terra e o nome da equipe de voluntários e formou um bloco para participar das festividades do 7 de Setembro. Divulgar os eventos da comunidade através da Internet e convidar visitantes tem sido um trabalho constante da equipe do Telecentro de Tombadouro. Participar dos eventos religiosos é outra forma de marcar presença na comunidade. A comunidade deve sentir que o telecentro é parte de sua vida e uma ferramenta na busca da melhoria das condições de vida. Fazer Marketing Social é envolver o telecentro nas atividades comunitárias e atrair as pessoas para tornarem usuários do mesmo.

Sempre que possível, deve-se divulgar o Programa do Voluntariado do Telecentro, seja nas reuniões religiosas, festas da comunidade, palestras nas escolas e outros eventos. Quanto mais a comunidade souber do telecentro, mais ela vai se sentir parte dele. Deve-se aproveitar as oportunidades das reuniões e eventos da comunidade para fazer um relato da situação atual do telecentro, dar acesso ao Plano de Sustentabilidade para aqueles que querem ver e divulgar resultados e experiências que mostram a utilidade do telecentro como ferramenta de desenvolvimento da comunidade. Por exemplo, em Conselheiro Mata, o gestor do telecentro usou a Internet para divulgar o acidente e morte de um jovem que atravessava de bicicleta e caiu da ponte sem corrimão que corta a comunidade ao meio. Foi criada uma rede de solidariedade no mundo inteiro que enviou mensagens via Internet para o prefeito, pedindo a construção do corrimão. O prefeito, que nunca tinha visitado a comunidade, respondeu aos pedidos e construiu o corrimão, além de fazer uma visita à comunidade e buscar a solução de outros problemas. Este acontecimento foi divulgado pela equipe do telecentro e hoje a comunidade entende que o corrimão da ponte, um sonho de muitos anos, foi resultado da presença do telecentro.

Além de prestar serviços comunitários, o telecentro pode prestar serviços que venham fortalecer sua sustentabilidade através de geração de renda. Os telecentros de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras percebem que as várias pousadas da comunidade gostariam de oferecer acesso à Internet aos seus hóspedes. Elas requisitam do telecentro a distribuição do acesso à Internet, que chega ao telecentro via satélite, para as pousadas. Estas pousadas podem pagar pelo acesso e ajudar a cobrir os custos do acesso à Internet via satélite. O mesmo acontece com os fazendeiros que podem conectar suas fazendas ao telecentro para ter acesso à Internet. Pode-se incluir nesta lista as igrejas e as organizações sociais que tem presença na comunidade.

Deve-se estudar também estratégias diferenciadas para públicos diferentes da comunidade. Por exemplo, os idosos têm uma resistência maior a aprender a usar o computador. Deve-se fazer um esforço maior para incluí-los realizando cursos especializados para eles e criando atividades de seu interesse, como apresentação de vídeos ou visita a websites de outras comunidades. Pode-se realizar eventos que conectam pessoas de outras comunidades via Internet promovendo a integração das mesmas. Pode se criar programas especiais para as crianças da escola, para os comerciantes, os lavradores, etc. O importante é pensar em maneiras de atrair usuários para o telecentro e descrevê-las no Plano de Marketing Social. Com o desenvolver do telecentro, pode-se relatar o resultado das experiências, ressaltando os erros e as melhorias e buscando novas idéias.

Ao preparar o Plano de Marketing Social, deve-se descrever os serviços que o telecentro pode oferecer (seja no estágio embrião, intermediário ou avançado), indicar as estratégias de preço descrevendo como se chegou no resultado e estabelecer as estratégias de participação comunitária.

A outra face deste plano é a captação de recursos. Como entidade social não lucrativa, o telecentro pode receber doações. As doações podem vir de indivíduos, empresas, organizações governamentais e não-governamentais. Para viabilizar a doação de recursos, a equipe do telecentro deve criar uma estratégia de conscientização dos potenciais doadores. Uma vez conseguida a doação é importante manter os doadores informados sobre o desenvolvimento do telecentro. Isto pode ser feito facilmente através da Internet, enviando mensagens eletrônicas e mostrando os avanços e resultados no website do telecentro. Sempre que houver um evento na comunidade os doadores devem ser convidados.

O primeiro passo do Plano de Captação de Recursos é criar uma lista dos potenciais doadores, a pessoa que deve ser contatada e quem vai realizar o contato. Pode ser uma grande empresa da região que tem um débito ambiental para com a comunidade, um ex-morador que venceu fora da comunidade e gostaria de ver a melhoria desta, ou mesmo uma filantropa a quem alguém da comunidade tem acesso. Faça uma tabela como descrito abaixo e mantenha um relatório atualizado da relação com cada doador.

É interessante notar que ao receber a doação de alguém fica mais fácil convencer um segundo doador a colaborar. Alguns doadores preferem não ter seu nome divulgado para não receber solicitação de outras pessoas. Muitos, porém, gostam de ser reconhecidos pelo seu ato de doação. Reconhecendo esta vontade, pode-se criar um Programa de Apoio ao Telecentro, onde doadores são classificados de acordo com o nível de sua doação, o que cria um incentivo para aqueles que podem mais a doar mais. Veja a tabela abaixo que descreve um programa de apoio. Sempre que pedir uma doação peça um compromisso de vários anos do(a) doador(a). Dessa maneira, no ano seguinte será mais fácil manter o telecentro, pois já terão alguns recursos garantidos e o trabalho de captação poderá ser usado para expandir o telecentro e buscar recursos de manutenção para os anos seguintes. Por exemplo, quando alguém se compromete a doar R$100 por 3 anos, você recebe a doação deste ano para ajudar na manutenção do telecentro. Nos dois anos seguintes você já terá os R$100 garantidos e seu trabalho de busca de novas doações será para buscar a manutenção do quarto ano ou expansão do telecentro neste ano. Além disso, você só precisará pedir uma nova doação à mesma pessoa depois de 3 anos.

 

Potencial

Doador(a)

Endereço de

Contato

Responsável

Pelo Contato

Relato das

Atividades

João da Silva – milionário que nasceu na comunidade

Endereço e telefone do João da Silva

Manuel da Silva, primo do João

Manuel vai visitar João levando cópia do Plano de Sustentabilidade do Telecentro

Grande Represa LTDA – geradora de energia elétrica

Endereço e telefone do Jorge Reis, gerente de assuntos sociais

Plínio Monteiro, advogado que conhece o Jorge

Plínio falou com Jorge e enviou cópia do Plano de Sustentabilidade para ele. Jorge leu, gostou e se comprometeu a doar R$5.000 por ano para o telecentro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 10 - Gestão dos Contatos com Potencial Doadores

 

Classificação do Doador

Nível da Doação

Ouro

Acima de R$1.000 por ano

Prata

Entre R$100 e R$1.000 por ano

Bronze

Até R$100 por ano

Tabela 11 - Programa de Apoio ao Telecentro

Para ajudar na determinação dos custos dos serviços na sua comunidade, pode-se consultar o Plano de Sustentabilidade de outros telecentros, disponível nos websites dos mesmos. É sempre bom começar com uma experiência já em andamento. Mantenha o Plano de Marketing Social e Captação de Recursos sempre atualizado, pois ele é a sua melhor ferramenta de busca de recursos para auto-sustentação do telecentro.


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3.4.3 - Plano Financeiro

O Plano Financeiro é composto de uma planilha de receitas e despesas do telecentro por um período de três anos, contabilizados mensalmente. Essa planilha é melhor representada no formato eletrônico, onde as fórmulas matemáticas são estabelecidas e os valores podem ser modificados para simular diferentes cenários. Nós preparamos uma planilha usando OpenCalc. Você pode utilizar esta planilha ou modificá-la para refletir melhor o seu planejamento. Esta planilha eletrônica esta disponível no CD-ROM que acompanha o guia impresso, no arquivo planofinanceirov1.0.sxc. Clique aqui para baixar o arquivo.

O Plano Financeiro é composto de quatro planilhas: Investimentos, Receitas, Despesas e Projeção. A planilha de Investimentos detalha os gastos para montar e expandir o telecentro. A planilha de Receitas elabora tabelas para planejamento de Cursos de Capacitação e receitas com venda de serviços e produtos. A planilha de Despesas detalha os gastos com pessoal e despesas operacionais por um período de 3 anos. A planilha de Projeção utiliza os dados das 3 planilhas anteriores para projetar as receitas e despesas e o fluxo de caixa durante 3 anos.

Para utilizar o Plano Financeiro basta entrar com os dados relativos ao seu projeto de telecentro e analisar os resultados. As planilhas oferecidas são apenas um modelo a ser utilizado. Será necessário ajustá-las para refletir a realidade do seu projeto. Além de servir para projetar os gastos e receitas com o telecentro, o Plano Financeiro deve também ser utilizado para acompanhar o andamento financeiro do projeto. Ele deve ser atualizado mensalmente e publicado no website do telecentro para facilitar a verificação do andamento do projeto pelos doadores.

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Artigos:
Justificativa da ONG Gemas da Terra.

Evolução do Projeto Piloto.

Manuais:

Veja o novo
Guia Gemas da Terra de Telecentros Rurais

Veja o que diz o manual da UNESCO, Livro de Receitas do Telecentro Comunitário para a África.

Software:
Conheça a tecnologia usada pelo Gemas da Terra. Utilizamos o Sistema Operacional Libertas Desktop Linux.

Rede Gemas da Terra | R: Fernandes Tourinho, 235 - sala 903 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte - MG - Brasil| gemasdaterra@gemasdaterra.org.br