::   R E D E  .  R U R A L  .  D E  .  T E L E C E N T R O S  .  C O M U N I T Á R I O S  ::

Facilitando a criação de telecentros livres nas comunidades rurais brasileiras e promovendo a sua integração aos movimentos globais de inclusão digital.

Notícias ::
MAPA DO SITE 

Apoio ::








 

 


A (R)Evolução do Acesso Digital Rural - Dênio Mágno da Cunha *


19 de novembro é uma data comemorativa no Brasil. É o dia da bandeira. Símbolo de nossa nacionalidade e da esperança de um país grande, expressivo. Bandeiras são isto mesmo, símbolos utilizados pelos povos para expressarem a sua altivez, seu poder, suas origens e suas características.

Neste dia, no ano da graça de 2003, uma bandeira virtual começou a tremular no espaço cibernético mundial com a instalação do primeiro Telecentro Rural Brasileiro, na comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras, Vale do Jequitinhonha.

A partir daquela data a pequena comunidade rural do interior do Brasil ingressou no mundo digital. A partir de agora, aquela pequena comunidade poderá viver em sintonia com o que acontece no mundo, atualizar seus conhecimentos, treinar seus jovens, preparar suas crianças, apoiar seus empreendedores, ter acesso às tecnologias agrícolas mais avançadas, comunicar-se com o poder público, conhecer os planos de desenvolvimento perpetrados por seus representantes legislativos, comunicar-se com seu entes distantes, preservar sua cultura digitalmente e ter condições de sair da marginalidade a que estava confinada no processo de desenvolvimento cultural do país.

Se a Carta de Pero Vaz de Caminha incluiu a então terra de Santa Cruz no mundo da navegação de então, o primeiro e-mail enviado a partir do telecentro de São Gonçalo, inclui o Brasil rural na malha do conhecimento mundial. Aos olhos de um habitante urbano o gesto de enviar um e-mail pode parecer pequeno, mas na verdade significa muito mais, dadas as possibilidades de desenvolvimento que se abre aos moradores daquela comunidade.

Inclusão Digital

A partir do início da Era da Informação começamos a ter no mundo uma divisão social que têm evoluído de forma exponencial, com características totalmente diferentes das exclusões econômica e social que são marcas da Era Industrial.  Se na Era Industrial era permitido ao indivíduo permanecer à margem de sua evolução, através de formas alternativas de vida, na Era da Informação isto não é possível. Não existe alternativa à falta de acesso a informação.

Enquanto milhões de pessoas ao terem acesso a informação, evoluem em  seus relacionamento e conhecimentos, outros tantos milhões, prosseguem paradas no tempo e ficando cada vez mais distante do acesso ao desenvolvimento, à discussão de idéias e distantes do novo mundo da comunicação que se configura em nosso país.

É dentro desta realidade que surgiu a ONG GEMAS DA TERRA, REDE RURAL DE TELECENTROS COMUNITÁRIOS, com o objetivo de facilitar a criação de telecentros livres nas comunidades rurais brasileiras através da promoção da integração aos movimentos globais de inclusão digital, do qual o Telecentro de São Gonçalo do Rio das Pedras, faz parte.

O Projeto Piloto e a Disseminação de Conhecimento

O Brasil tem dimensões continentais, o que dificulta em muito a tarefa de integrar seu povo à rede mundial de informação e eliminar a exclusão digital. No meio urbano este processo já tem experiências em desenvolvimento, algumas com extremo sucesso nas comunidades onde foram implantadas. Mas o meio rural brasileiro, por suas dificuldades de acesso, continuava, como sempre, sendo relevado a um segundo plano neste processo de inclusão. Era necessário demonstrar ao mundo a possibilidade de atuar também no meio rural, pelo  desenvolvendo de ferramentas e tecnologias próprias, adequadas à sua realidade cultural, contra a exclusão digital. Se isto não viesse a acontecer, teríamos a perpetuação do modelo urbano-desenvolvido versus rural-defasado, que tem marcado o nosso processo de desenvolvimento econômico/social.

Em parceria com a UNESCO, Ministério das Comunicações, Prodabel, Funivale, ONG Comunidades Catalisadoras, associações comunitárias e voluntários, preocupados com esta cruel divisão, foram definidas pela GEMAS DA TERRA, cinco comunidades para serem sedes do projeto piloto de Telecentros Rurais. São Gonçado do Rio das Pedras, Tombadouro, Milho Verde, Rodeador e Conselheiro Mata, todos localizados na região da Serra do Espinhaço, Alto do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres de nosso país, foram as escolhidas.

O projeto piloto é por sua própria natureza, uma ação aberta, que possibilita a replicação de seu modelo por todos aqueles que tenham como objetivo promover a inclusão digital. Todas as informações sobre sua evolução, como também, conhecimentos gerados a partir da preparação até a implantação estão disponíveis em sítio próprio:

http://www.gemasdaterra.org.br

Através desta disponibilidade de conhecimento, a ONG GEMAS DA TERRA, considera que é possível incentivar outras ações de idêntico propósito e reduzir o tempo que levaríamos para promover a inclusão das comunidades rurais brasileiras à Era do Conhecimento.

A partir de agora o projeto piloto pode ser acompanhado e sua experiência pode ser replicada, debatida, aprimorada por toda a rede de pessoas e organizações envolvidas na luta contra a exclusão digital.

Mas não é só para as comunidades rurais que este projeto trará desenvolvimento. Para a comunidade científica e tecnológica também, uma vez que todo o instrumental tecnológico utilizado nos telecentros do projeto piloto serão desenvolvidos dentro da filosofia do software livre, ou seja, todo o conteúdo gerado na Rede Gemas da Terra será livre, incluindo os cursos de capacitação e as metodologias de implantação de telecentros.

Por isto tudo e pelas potencialidades que a instalação dos Telecentros Rurais abre é que esta data ganha relevância no cenário do desenvolvimento e da construção de uma nova realidade social e econômica para nosso país. 19 de novembro de 2003 marca o início da revolução digital para as comunidades rurais brasileiras.

Dênio Mágno é Diretor de Programas da ONG Gemas da Terra
Contato: denio@gemasdaterra.org.br

 

 

 

 
DESTAQUES ::


Artigos:
Justificativa da ONG Gemas da Terra.

Evolução do Projeto Piloto.

Manuais:
Veja o que diz o manual da UNESCO, Livro de Receitas do Telecentro Comunitário para a África.

Software:
Conheça a tecnologia usada pelo Gemas da Terra. Utilizamos o Sistema Operacional Libertas Desktop Linux.

Rede Gemas da Terra | R: Fernandes Tourinho, 235 - sala 903 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte - MG - Brasil| gemasdaterra@gemasdaterra.org.br